Como a alimentação correta pode influenciar nos treinos

As chamadas refeições pré e pós treino são utilizadas para melhorar o desempenho e recuperação do organismo em pessoas que praticam atividade física.
A escolha dos alimentos que podem te ajudar variam e eu vou te ajudar a escolher alguns fáceis.

Pré treino: batata doce com frango, banana com pasta de amendoim, tapioca com ovo, açaí com morango.
Pós treino: iogurte com uva passas, pão sírio com atum, suco verde com ovos cozidos.

É importante lembrar que cada indivíduo é único e a quantidade, frequência precisam ser analisados por um profissional para atender o objetivo do paciente em emagrecimento ou hipertrofia.

A importância de uma alimentação regrada está no preparo do organismo para o esforço físico. A escolha correta dos alimentos fornecerá todos os nutrientes necessários para garantir energia para os músculos e bom desempenho durante o exercício, além de evitar fraquezas e indisposições durante e após a atividade.

É comum a pessoa que não se alimenta bem, ao começar a praticar exercícios, frequentemente adoecer. Uma alimentação adequada combate os radicais livres normalmente produzidos durante a atividade física, melhorando a imunidade. Caso contrário, gripes, resfriados, herpes e outros sinais de baixa imunidade aparecem em praticantes de atividades físicas que não se alimentam bem.

Engana-se quem acha que pode obter bom resultado ao se exercitar sem se preocupar com a alimentação – ou até mesmo ficar em jejum antes de um treino. Uma boa dieta faz toda a diferença. Seja para melhorar o preparo físico, pois se a pessoa comer direito pode perder gordura extra, ou seja na recuperação do corpo depois de muita malhação.
Assim, a ideia muito difundida de que treinar em jejum ajuda a perder peso é puro mito. Essa prática embora possa até fazer perder peso, gera prejuízos enormes para a saúde.

A pessoa perde peso, mas os quilos perdidos não são da gordura, e sim do músculo. Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade, e, como os músculos e os órgãos vão precisar de uma fonte de energia, o corpo retira isso do músculo.

Débora Ricci Parra

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Dra. Ana Cláudia Cruz

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