artrite e artrose

Diferenças entre artrite e artrose

Diferenças entre artrite e artrose

 

Com nomes e sintomas parecidos, as pessoas sempre confundem artrite e a artrose. Elas se caracterizam pelo enrijecimento das articulações e redução da mobilidade principalmente.

Primeiramente, é preciso considerar as diferenças de ambas para saber quais métodos de prevenção e tratamento precisa-se aplicar. São originadas de formas distintas e vamos explicar aqui como se formam, quais sintomas e como se trata cada uma dessas duas doenças.

 

ARTRITE REUMATOIDE

Antes de qualquer coisa, é uma doença inflamatória crônica e autoimune. Ou seja, é duradoura e afeta o sistema imunológico. Portanto, não tem causa definida, mas afeta as membranas sinoviais, que são camadas finas de tecido presentes nas articulações, como mãos, punhos, tornozelos, joelhos, entre outras.

Comumente aparece em pessoas entre 50 e 70 anos de idade, atingindo mais as mulheres do que os homens. A partir disso, sabe-se que os sintomas podem variar entre:

  • rigidez das articulações, sobretudo de manhã;
  • diminuição da disposição e inchaço das juntas, como mãos, punhos, joelhos e pés;
  • por se tratar de uma inflamação, pode causar febre articular baixa, que é quando as articulações ficam quentes.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como ressonância, ou também por exames laboratoriais, como VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide.

Um tratamento à base de medicamentos e acompanhamento físico pode impedir a progressão da doença, mas ainda não existe cura definitiva para ela.

 

ARTROSE

artrite e artroseÉ conhecida também como osteoartrite e é causada pelo desgaste mecânico excessivo de cartilagens das articulações. Assim sendo, a pessoa sente dor e enrijecimento das articulações e dificuldade de mobilidade.

Por se tratar do desgaste natural e progressivo das articulações, é comum em pessoas a partir de 40 anos e ambos os sexos. As regiões mais afetadas são a do joelho, coluna, quadril e mãos.

O quadro de artrose é irreversível, mas pode ser estabilizado com exercícios físicos de fortalecimento e equilíbrio muscular.

 

DIFERENÇAS DAS DOENÇAS E SEMELHANÇAS NOS TRATAMENTOS

A artrite reumatoide e a artrose são diferentes porque a primeira é uma doença crônica e autoimune, ou seja, sem causa definida, enquanto a segunda surge pelo desgaste de cartilagem.

Ambas não têm cura, porém são tratáveis por meio de acompanhamento médico, exercícios físicos de fortalecimento muscular e medicamentos, quando necessário.

O fortalecimento adequado da musculatura age como uma proteção para impedir o desgaste da cartilagem e o equilíbrio muscular realizado no corpo todo, respeitando a amplitude articular do paciente, praticamente anula as chances de desgastes.

É imprescindível o acompanhamento de um médico especialista. Ele fará a avaliação do paciente e indicará, de acordo com as necessidades especiais de cada um, uma relação de exercícios, cargas, intensidade e periodicidade.

Se feito sem acompanhamento profissional, os exercícios podem agravar o quadro de dor. O ideal é que seja feito preventivamente, garantindo a saúde das articulações. Se você sente algum tipo de desconforto, não perca tempo e procure agora um médico de confiança.

 

O Dr. Marcio Guerreiro é reumatologista, médico intervencionista e regular do SAMU e o especialista disponível para te atender aqui na clínica multidisciplinar Be4You Saúde!

Entre em contato para marcar uma consulta.

 

Leia também: COMO AUXILIAR MEU FILHO DURANTE O ENSINO À DISTÂNCIA?

Dr. Márcio Luiz Barbosa Guerreiro

Saiba mais
Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!