região cervical covid-19

Dores na região cervical após ter covid-19? Procure um especialista!

Dores na região cervical após ter covid-19? Procure um especialista!

região cervical covid-19Para muitas pessoas que tiveram COVID-19, há a presença de algumas sequelas após a cura da doença. Você pode apresentar falta de ar, fadiga, dores de cabeça, perda de memória. Além destes sintomas, há quem apresente dores na região cervical, no pescoço e nos braços!

Este é o seu caso ou de alguém que você conhece?

Continue lendo este artigo para saber sobre este assunto!

 

Dores na cervical como sintoma persistente da COVID-19

A COVID-19 tem sido um desafio para todos os profissionais da saúde. Se antes a dificuldade era entender os sintomas da doença e tentar detectá-los, agora é aprender a lidar com as sequelas pós-covid.

Inicialmente, o que é mais relatado são a falta de ar e a fadiga, mas está sendo mais comum ver pessoas relatando dores musculares e nas articulações.

O aparecimento dessas dores não é incomum em doenças virais. A explicação é que a doença causa diversas inflamações no corpo e elas atingem todos os tecidos do corpo.

Contudo, as dores costumam sumir após a cura da doença, então o que pode fazer surgir a dor depois de estar curado?

O que os cientistas e médicos estão apontando como justificativa é o excesso de citocinas no corpo. Ou seja, há uma reação exagerada do organismo que, além de tentar atacar o próprio vírus, acaba danificando a si mesmo.

Em um estudo recente, feito por pesquisadores da Northwest University (EUA), mostrou imagens de um paciente que estava com dores pelo corpo. Nelas era possível verificar a presença de edemas e diversas formações inflamatórias nos tecidos, como hematomas, coágulos, dentre outros.

E quando falamos sobre as dores na região cervical, pescoço e braços, além deste fator temos uma diminuição da mobilidade na região pulmonar e, por vezes, da caixa torácica, causada pela inflamação dos pulmões.

Esta diminuição da mobilidade acaba atingido a cervical por ser uma região muito interligada.

Após ser acometido pela COVID, o paciente apresenta muita tensão na região que afeta a relação:

  • Ligamentária: atingindo 3 ligamentos que conectam a pleura da região superior com a vértebra da região cervical. A tensão na região provoca o deslocamento da vértebra, gerando dores no pescoço, ombro e ao longo do braço;
  • Neural: através do nervo frênico, localizado no pescoço, mesmo local em que sairão os nervos que vão para os membros superiores, causando dores e formigamento na região.

 

Qual o tratamento?

Para melhorar a condição, o recomendado é procurar um osteopata que trabalhará para devolver funcionalidade para a região.
O foco é trazer mobilidade para os pulmões, costelas e coluna torácica.
A melhora vai além das dores na região cervical, pescoço e braços, mas também contribui na redução da fadiga e falta de ar.
Então, se você teve COVID-19 e está sentindo dores nestas regiões, procure um osteopata!

Aqui, na Be4You Saúde, você encontra uma excelente profissional em osteopatia e terapia craniossacral, conte com a Mariana Nardi!

 

Leia também: A importância da campanha do Setembro Amarelo

 

Entre em contato e agende a sua consulta!

Fontes:
“Por que covid-19 causa dores no corpo?”
“Saiba qual a relação da dor no pescoço e no braço com a pós covid”

Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!