O impacto da microbiota intestinal na sua saúde

O impacto da microbiota intestinal na sua saúde

A microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal, é um conjunto de bactérias que vivem no intestino e possuem uma boa relação com ele porque há benefícios para as duas partes, já que esses micro-organismos são bons para o corpo porque ajudam na digestão dos alimentos…

Continue lendo para saber mais. 

O impacto da microbiota intestinal na sua saúde

A microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal, é um conjunto de bactérias que vivem no intestino e possuem uma boa relação com ele porque há benefícios para as duas partes, já que esses micro-organismos são bons para o corpo porque ajudam na digestão dos alimentos, criando assim um ambiente que não permite o desenvolvimento de bactérias que possam causar problemas no intestino. No caso do intestino, ele fornece os nutrientes e a matéria necessária para que as bactérias possam crescer e se reproduzir.

Apesar da microbiota surgir naturalmente no organismo, é necessário ficar atento porque as vezes surgem desequilíbrios em seus níveis, o que acaba possibilitando o desenvolvimento de bactérias ruins. Quando isso acontece, é necessário tomar remédios para normalizar os níveis dessas bactérias, que são chamados de probióticos. 

Esses remédios, que geralmente são pequenas cápsulas que contém alguns milhões de bactérias vivas para equilibrar as microbiotas, podem ser consumidos por crianças ou adultos, mas é preciso passar pelo médico para que seja avaliado qual probiótico é o mais adequado para o problema do paciente. Além do controle das microbiotas, os probióticos também auxiliam na resolução de outros problemas, como a melhora do funcionamento do intestino, infecções intestinais, prisão de ventre crônica e diarreia frequente. Por esse motivo, é importante ficar atento as fezes e procurar um médico caso note algo diferente.

Para manter a microbiota intestinal saudável é importante tomar alguns cuidados, como ter uma alimentação saudável, com bastante variedade de legumes, vegetais e consumir alimentos ricos em fibra, como aveia, linhaça ou feijão, pois eles ajudam a manter o bom funcionamento das bactérias da microbiota intestinal. Quanto aos alimentos ricos probióticos, alguns que vão ajudar nessa tarefa de povoar o intestino com bactérias boas são o kefir, kombucha e o iogurte natural. 

Além de manter hábitos alimentares saudáveis, também é importante evitar alimentos que não fazem bem para a saúde, como frituras, alimentos industrializados ou que contém muito açúcar. Outras práticas que também devem ser evitadas são o uso exagerado de laxantes e antibióticos, pois pode comprometer o funcionamento do intestino ao eliminar bactérias boas e ruins do organismo. 

Ao tomar esses cuidados, a microbiota intestinal ficará saudável e, sendo assim, será possível aproveitar os benefícios que ela traz para o organismo, como melhora da digestão e da absorção dos nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico, produção de acido graxo e prevenção de obesidade, diabetes, inflamação intestinal, ansiedade e depressão.

Para melhores orientações sobre a microbiota e como cuidar das questões que a envolvem, é indicado passar por uma consulta com um nutricionista.


Leia Também: “A pedra está nos rins ou na vesícula? Entenda como tratar sua dor”

Não esqueça de nos seguir no instagram para receber mais conteúdos como esse! @be4yousaude

Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!