acne

O uso da máscara de proteção ajuda a causar acne?

O uso da máscara de proteção ajuda a causar acne?

 

acneTem surgido acne, lesão caracterizada por cravos e espinhas, na sua pele na pandemia? Você tem percebido uma maior concentração na área que a máscara cobre? Calma que não é coincidência.

Essa condição ganhou o nome de “maskne”, um termo em inglês (“mask” = máscara + acne) dado para o surgimento de acne por conta do uso contínuo de máscaras faciais de proteção. Além de espinhas, o termo ainda abrange cravos e dermatites.

Antes de qualquer coisa, é claro que o acessório se tornou um item obrigatório no nosso cotidiano por ser um grande aliado na luta contra a covid-19. Então, como evitar o aparecimento dessas espinhas sem deixar a proteção de lado?

Aqui nesse texto a gente te explica!

 

POR QUE ISSO ACONTECE?

Primeiramente, a máscara retém umidade e bactérias, se tornando uma ambiente propício e favorável para a propagação de microrganismos. Consequentemente, para o surgimento de condições na pele, principalmente ao redor da boca e nariz. Além disso, atrito também pode causar irritações e inflamações na pele.

Isso porque as máscaras não foram originalmente desenvolvidas para serem usadas por mais de quatro horas seguidas, visto que são materiais de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que existiam muito antes da pandemia do novo coronavírus.

Não obstante, aplicar cremes, protetor solar e outros produtos dermatológicos na área do nariz, boca e queixo pouco antes de colocar a máscara também pode provocar o surgimento de acne e foliculite ou até piorar casos de rosácea.

Tudo isso, além dos fatores já conhecidos por impactar negativamente a aparência da pele, como a rotina de sono, alimentação e alteração de peso.

 

COMO EVITAR A ACNE CAUSADA PELA MÁSCARA?

Não tem como deixar de usar a máscara atualmente, então deve-se buscar outras alternativas que sejam bastante eficazes.

Primeiramente, manter o rosto limpo e hidratado é essencial. Assim como sempre hidratar a pele após o banho, cerca de uma hora antes de colocar a máscara. Dessa forma, você garante que o produto seja completamente absorvido e diminua o risco de maskne. Por isso, especialistas indicam cremes dermatológicos de texturas mais pesadas para uso noturno, preferencialmente antes de dormir.

Trocar a máscara com frequência é outro ponto importante. O uso de uma mesma máscara não pode passar de quatro horas seguidas. Você pode reutilizar uma máscara descartável se deixá-la “descansando” em local arejado sem sol direto entre 3 a 7 dias após o uso. Recomenda-se descartá-la, caso ela esteja rasgada ou com aspecto envelhecido.

Mas é sempre imprescindível a consulta com um especialista que irá avaliar cada caso de acordo com as necessidades individuais de cada um.

 

Aqui na Be4You Saúde temos duas profissionais para garantir a saúde da sua pele! A Danna Muniz é dermatologista e a Isabella Costa é esteticista e elas estão te esperando aqui.

 

Entre em contato agora para marcar sua consulta!

 

Leia também: ISOLAMENTO SOCIAL E FAMÍLIA COM FILHOS: IMPLICAÇÕES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!