urologia

Sabia que urologia não é uma especialidade apenas para homens?

Sabia que urologia não é uma especialidade apenas para homens?

 

urologiaAo contrário do que se pensa, urologia não é antônimo de ginecologia! Você sabia dessa informação?

Isso porque essa especialidade trata muito mais do que a saúde sexual do homem, sendo também fundamental às mulheres.

Sobretudo, vale salientar que todo médico que seja se tornar um urologista deve realizar uma especialização em cirurgia geral e em urologia.

 

Mas sem ser o aparelho reprodutor masculino, o que mais a urologia trata? 

Aposto que você ficou com essa dúvida agora, não é?

Primeiramente, sabemos que é comum surgir essa confusão. Muitas pessoas associam que, assim como a ginecologia trata a saúde reprodutiva feminina, a urologia trata somente a saúde reprodutiva masculina. Porém, não é bem assim que acontece.

Nesta matéria, vamos abordar melhor o que esta profissão é responsável. Vem acompanhar o conteúdo com a gente!

Acima de tudo, vale informar que, sem ser o aparelho reprodutor masculino, o urologista também é responsável por diagnosticar e tratar as disfunções do aparelho urinário, como, por exemplo: infecção e incontinência urinária, sangramento, tumores urológicos, etc., além de problemas renais, tais como: litíase/cálculo renal (as “pedras” nos rins), infecções renais (pielonefrite) ou cólica renal.

Todas essas patologias afetam tanto os homens quanto as mulheres, independentemente da faixa etária. Além do mais, as mulheres são as mais atingidas quando o assunto envolve doenças do aparelho urinário.

O urologista é ainda o especialista no diagnóstico e no tratamento de doenças relacionadas às adrenais ou às glândulas suprarrenais. Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e têm como função produzir os hormônios cortisol e adrenalina.

 

Por que as mulheres são mais afetadas por problemas urinários?

Essa é outra pergunta que não quer calar! Então, aproveitamos o ensejo abordado anteriormente para trazer mais detalhes acerca da sua razão.

Em suma, o fator que mais contribui para que as mulheres sejam as mais afetadas por problemas urinários é a sua própria anatomia, tendo em vista que a uretra do aparelho genital feminino é mais curta e mais próxima do ânus do que a dos homens. Isso faz com que prolifere a passagem de bactérias do ânus para a vagina, gerando infecções.

Além disso, há ainda outros fatores que desenvolvem as alterações da flora vaginal, bem como: gestação, questões hormonais, diabetes, imunodepressão e fatores genéticos.

 

Ginecologia vs. Urologia 

A princípio, é extremamente comum haver a associação, pela sociedade, de que a ginecologia é a especialidade voltada à saúde da mulher.

No entanto, é preciso ter a percepção mais afunilada de que ela consiste em uma prática da medicina que acompanha a saúde do aparelho reprodutor feminino, abrangendo saúde sexual feminina, fertilidade, parto, útero e mamas.

Portanto, mulherada, atenção: as doenças do aparelho urinário não são tratadas pelo ginecologista, mas sim pelo profissional habilitado, que é o urologista.

 

A urologia cuida dos seus rins 

A partir disso, para se ter uma ideia, a incidência de cálculos renais (“pedras nos rins”) é equivalente a 13% da população mundial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil, o índice é de 5%.

Ademais, no verão, a probabilidade chega a subir 30%! Isso acontece, porque as pessoas transpiram mais e nem sempre elas repõem a água perdida.

Os rins são responsáveis pela manutenção do equilíbrio hídrico do corpo. Com isso, eles são considerados os grandes filtros do nosso organismo, visto que eles filtram o sangue e as impurezas, controlam a pressão arterial e produzem hormônios e vitaminas.

 

Saiba quais são as doenças do aparelho urinário que o urologista trata: 

  • Infecções e inflamações em todo o trato urinário;
  • Cálculos renais;
  • Cânceres no sistema urinário;
  • Incontinência urinária.

 

Conheça, agora, as doenças do sistema reprodutor masculino que o urologista trata: 

  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • Fimose;
  • Ejaculação precoce;
  • Impotência sexual;
  • Curvatura peniana;
  • Infertilidade;
  • Tumores que envolvem o sistema reprodutor masculino.

 

Quando ir ao urologista pela primeira vez? 

Em relação aos homens, o ideal é que os pais levem o seu filho ao urologista assim que ele entrar na puberdade, antes mesmo dele iniciar sua vida sexual.

Isso é muito importante, pois o médico examina os órgãos genitais a fim de identificar e tratar problemas, como fimose, hidrocele e torções nos testículos. Se não tratados na adolescência, eles podem causar sérios danos na vida adulta do homem.

Mas há casos em que os homens que, infelizmente, nunca foram ao urologista. Com isso, é extremamente importante que eles consultem-se assim que entrarem na andropausa, que é a partir dos 40 anos de idade, com o objetivo de prevenir ou tratar o câncer de próstata, tumor comum a homens nessa faixa etária.

Já em relação às mulheres, elas devem ir ao urologista pela primeira vez quando forem encaminhadas por outros especialistas, ou para avaliar o canal urinário em exames de rotina.

 

Com que frequência ir ao urologista?

Recomenda-se que os homens consultem-se com o urologista pelo menos uma vez por ano, a fim de realizar exames preventivos e garantir uma vida sadia.

O período mínimo de uma vez por ano também é indicado às mulheres, a fim de acompanhar o funcionamento dos rins e do aparelho urinário. Principalmente, se elas já sofreram alguma disfunção em algum desses locais.

 

Quais os principais exames realizados pelo urologista?

Há inúmeros exames realizados por esse profissional, tendo em vista que ele trata diversas patologias. Mas os principais são:

  • Hemograma;
  • exames de imagem: ultrassonografia e ressonância magnética;
  • espermograma;
  • biópsia vesical;
  • fluxometria;
  • uretrocistoscopia;
  • exame de toque retal.

 

Urologia na BE4YOU

Aqui, na BE4YOU Saúde, temos um grande especialista neste assunto!

É o Dr. William Mosquin Simões. Ele é formado pela Faculdade de Medicina da USP, cirurgião geral formado pelo Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP, urologista formado pelo Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP e doutorando em Ciências sobre Litíase Urinária pela Urologia da Faculdade de Medicina da USP.

Com um histórico acadêmico desse, ele é a pessoa certa para te acompanhar e te orientar a respeito de tudo o que envolve urologia.

 

Agende sua sessão com o nosso especialista, Dr. William Mosquin Simões

Agora que você já notou como a urologia é vital para a saúde masculina e feminina, não deixe de agendar a sua consulta com o Dr. William!

Basta ligar no telefone: (14) 99824-0888, nos contatar via WhatsApp: (14) 99600-4119 ou agendar pelo nosso sistema on-line clicando aqui.

Estamos localizados no endereço: Avenida Coronel Clementino Gonçalves, 1796 – Chácara Peixe, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por aqui!

 

Leia também: OPTE POR SER SIMPLES

Dr. William Mosquin

Saiba mais
Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!