setembro amarelo

A importância da campanha do Setembro Amarelo

A importância da campanha do Setembro Amarelo

setembro amareloO Setembro Amarelo é uma campanha realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O suicídio é um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais.

São cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo e, cada vez mais, são registradas ocorrências, principalmente entre os jovens. O objetivo da campanha é a prevenção para reduzir este número.

É uma grande questão de saúde pública em todos os países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é possível prevenir o suicídio se os fatores de risco presentes forem reconhecidos por profissionais de saúde qualificados.

Esses profissionais ainda não podem prever exatamente quem irá se suicidar, mas podem tentar reduzir os riscos. Os principais fatores de risco são: tentativa prévia, doença mental, desesperança, desespero, desamparo e impulsividade, idade, doenças clínicas não psiquiátricas, entre outras.

Em mais de 95% dos casos, as pessoas tinham uma doença mental muitas vezes não diagnosticada, frequentemente não tratada ou não tratada de forma adequada. Os transtornos psiquiátricos mais comuns incluem depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas e transtornos de personalidade e esquizofrenia. Quanto mais diagnósticos, maior o risco.

A campanha do Setembro Amarelo, na verdade, acontece durante todo o ano devido a importância do tema. É preciso falar sobre e promover debates e discussões para que as pessoas não se sintam envergonhadas ou intimidadas ao procurar um profissional.

A Be4You conta com uma equipe de profissionais de diferentes áreas da saúde, como psicólogas, psiquiatra, nutricionista funcional e instrutora de pilates. Afinal, para uma boa saúde mental, precisamos de uma boa saúde no corpo como um todo.

Procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, e sim de força! Lembre-se sempre de que você não está sozinho, que a vida vale a pena ser vivida e que falar e procurar ajuda é sempre a melhor solução.

Conte com os profissionais Be4You para ajudar com o que você precisar! Estamos aqui e estamos juntos.

  • Adriana Aparecida Pivetta
    Psicóloga Especialista em Terapia Comportamental
    Atendimento de crianças e Orientação de Pais
    CRP 06/108736
  • Ana Beatriz Montassier
    Neuropsicóloga / Psicóloga Clínica
    CRP 06/89364
  • Andreia Cristina Pereira
    Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
    CRP 06/100517
  • Débora Maia
    Nutricionista funcional
    CRN 3/62021
  • Dr. Eduardo Ursolino
    Psiquiatra
    CRM/SP 161.059
    RQE 83.169
  • Lívia Maria R. Ortega
    Psicóloga Clínica Psicodinâmica
    CRP 06/131132
  • Luana Monteiro
    Fisioterapeuta / Instrutora de pilates
    Crefito 194673-F

Para marcar uma consulta com os especialistas Be4You Saúde, entre em contato pelos telefones (14) 99600-4119 e (14) 99824-0888.

Leia também: Por que devemos falar sobre saúde mental na infância?

Fontes:

Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!